Por Wanderléia Pereira da Silva
Prof´º Romyr Conde (Foto por João José) |
As mudanças são feitas da seguinte forma: o professor que ministra a disciplina muda a ementa, e esta é mostrada para todos os docentes e eles tentam entrar em um consenso de que forma deve permanecer.
As ementas irão vigorar de acordo com o chefe do departamento, professor Romyr Conde, só no ano que vem ou até mesmo em 2013, sendo que os novos alunos que entraram agora, continuarão com a antiga matriz curricular até o término do curso. “O problema seria os alunos que ficariam reprovados, estes sim pegariam estas mudanças”, afirma Conde.
Conde iniciou a reunião mostrando a alteração feita por ele na ementa da disciplina História Contemporânea, onde queria tirar “O estudo feito dos século XX” e colocaria a “pós- guerra mundial”, o que dará para trabalhar a crise dos anos 80. Com as indagações dos docentes, foi decidido que ao invés disto ficasse “os grandes eventos contemporâneos pós 1945, Os anos dourados, A revolução cultural, O mundo socialista na crise dos anos oitenta, Queda do murro de Berlin, Nova ordem mundial (Pluralismo) e Crise econômica de 2008” .
Prof° Thiago Cury (Foto: João José) |
Com as mudanças feitas em Historia Contemporânea , teve que fazer modificações em História da Imprensa, onde foi colocado “As transformações da imprensa até os dias atuais”. Já Realidade Socioeconomico e Política Brasileira não foi mudada, por ser uma disciplina ampla, onde qualquer professor pode ensinar.
As disciplina do professor Thiago Cury, Reportagem e Redação, Antropologia e Comunicação, Teorias da Comunicação 1 e 2, tiveram mudanças bastantes radicais, na questão de conteúdo e referencial bibliográfico, aderindo a elas novos assuntos, como a Folkcomunicação, jornalismo investigativo, literário, e a objetividade e imparcialidade no jornalismo, questões antropológicas negras e indígenas.
Profª Giovanna Betine (Foto: Wanderléia Pereira) |
Nas disciplinas da professora Giovanna Betine, onde tinha Jornalismo Ambiental foi trocado para Jornalismo Especializado. “Essa é uma cobrança que o público tem feito, isto pelo jornalismo segmentado, então foi preciso fazer esta mudança e há também a possibilidade de mudar a nomenclatura de Técnicas de Reportagem para Técnicas de Entrevista”, afirmou Betine.
A reunião por tratar de um assunto que demanda tempo, irá ter continuidade com os outros professores nos dias seguintes; Segundo o professor Conde, terá fim semana que vem. Além dessas mudanças será feita uma discussão sobre a alteração do Plano Político Pedagógico (PPP), que será feito por ele e debatido na reunião entre os docentes.
O "Ai" do Conde foi orgástico.
ResponderExcluir