Cláudio Abramo

O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Departamento de Jornalismo atualiza ementas do curso

Por Wanderléia Pereira da Silva
Prof´º Romyr Conde (Foto por João José)
Nesta tarde as 14h30 na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Alto Araguaia, ocorreu a reunião do departamento de Comunicação Social para mudança do ementário de 2005 que se encontra ultrapassado.
           
As mudanças são feitas da seguinte forma: o professor que ministra a disciplina muda a ementa, e esta é mostrada para todos os docentes e eles tentam entrar em um consenso de que forma deve permanecer.


As ementas irão vigorar de acordo com o chefe do departamento, professor Romyr Conde, só no ano que vem ou até mesmo em 2013, sendo que os novos alunos que entraram agora, continuarão com a antiga matriz curricular até o término do curso. “O problema seria os alunos que ficariam reprovados, estes sim pegariam estas mudanças”, afirma Conde.
           
Conde iniciou a reunião mostrando a alteração feita por ele na ementa da disciplina História Contemporânea, onde queria tirar “O estudo feito dos século XX” e colocaria a “pós- guerra mundial”, o que dará para trabalhar a crise dos anos 80. Com as indagações dos docentes, foi decidido que ao invés disto ficasse “os grandes eventos contemporâneos pós 1945, Os anos dourados, A revolução cultural, O mundo socialista na crise dos anos oitenta, Queda do murro de Berlin, Nova ordem mundial (Pluralismo) e Crise econômica de 2008.
Prof° Thiago Cury (Foto: João José)

Com as mudanças feitas em Historia Contemporânea, teve que fazer modificações em História da Imprensa, onde foi colocado “As transformações da imprensa até os dias atuais”. Já Realidade Socioeconomico e Política Brasileira não foi mudada, por ser uma disciplina ampla, onde qualquer professor pode ensinar.

As disciplina do professor Thiago Cury, Reportagem e Redação, Antropologia e Comunicação, Teorias da Comunicação 1 e 2, tiveram mudanças bastantes radicais, na questão de conteúdo e referencial bibliográfico, aderindo a elas novos assuntos, como a Folkcomunicação, jornalismo investigativo, literário, e  a objetividade e imparcialidade no jornalismo, questões antropológicas negras e indígenas.

 Profª Giovanna Betine (Foto: Wanderléia Pereira)




Nas disciplinas da professora Giovanna Betine, onde tinha Jornalismo Ambiental foi trocado para Jornalismo Especializado. “Essa é uma cobrança que o público tem feito, isto pelo jornalismo segmentado, então foi preciso fazer esta mudança e há também a possibilidade de mudar a nomenclatura de Técnicas de Reportagem para Técnicas de  Entrevista”, afirmou Betine.

A reunião por tratar de um assunto que demanda tempo, irá ter continuidade com os outros professores nos dias seguintes; Segundo o professor Conde, terá fim semana que vem. Além    dessas mudanças será feita uma discussão sobre a alteração do Plano Político Pedagógico (PPP), que será feito por ele e debatido na reunião entre os docentes.








Um comentário: