Cláudio Abramo

O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Campanha pague os bolsistas


Por Wanderléia Pereira

Nesta quinta feira iniciou uma campanha dos bolsistas de pesquisa e extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que cobram seus salários que estão atrasados. Os acadêmicos usam redes sociais para mostrarem suas indignações sobre o assunto.

Os acadêmicos entram em projetos para estarem em contato com as atividades da Universidade, além de ser uma garantia de seu sustento enquanto faz o curso, este ano surgiram várias oportunidades de bolsa para os campi da Unemat, mas muitos alunos não estão recebendo o salário.



Os bolsistas a partir do momento tentando entrar em algum projeto não pode ter um emprego e muito menos entrar durante os anos vigentes da bolsa, além de  só começarem  a receber após o envio do Termo de Concessão, este que muitos bolsistas após meses de trabalho na bolsa ainda não receberam.

 Isto esta acarretando em um grande problema, pois os bolsistas estão se endividando cada vez mais por não estar recebendo, além de muitos desse encontrarem desesperados sem saberem o que fazer, Rodrigo Belém que cursa Agronomia no campus de Nova Xavantina enviou um e-mail falando de sua situação, “venho através deste para saber se alguém sabe sobre o Termo de Compromisso, ou sobre nosso pagamento. Desde agosto que não vemos a cara de nenhum centavo da bolsa, só trabalhando sem faltar nenhum dia, ta muito errado isso.  Enquanto isso to quase é passando fome!  Não são eles que estão dependendo desse dinheiro pra ainda continuar estudando. É uma falta de respeito que não tem tamanho, por favor se alguém saiba de algo nos avisa porque estou quase convicto que não iremos receber nada!Dizem que só vamos receber após assinarmos um tal termo e aí onde esta esse? Pois pra mim nada foi mandado!”.

Com isso os bolsistas começaram a enviar e-mail um para o outro de diversos campus, para saberem o que está acontecendo e saberem o que pode ser feito. Eles se reuniram e começaram a fazer uma campanha com uma imagem do comediante Senhor Barriga que juntamente tem uma frase “UNEMAT, Pague os seus bolsistas, Não faça disto virar uma verdadeira piada” e esta imagem esta rodando pela internet.

A ultima noticia que os bolsistas receberam pela Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) que obtiveram por e-mail da Joane da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura(Proec) foi “Primeiramente gostaríamos de informar que o pagamento previsto para o dia 15 ainda não foi depositado, pois a FAPEMAT está aguardando o repasse financeiro do Secretaría de Estado de Fazenda (SEFAZ) para fazer as liquidações. Nos informaram que até o final do mês o depósito será efetuado. Mais uma vez contamos com a compreensão por parte de Vossas Senhorias, somos sabedores dos transtornos, mais infelizmente teremos que aguardar. No entanto todos os dias estamos em contato com a FAPEMAT para que tudo seja resolvido o mais breve possível.” 

Enquanto os bolsistas aguardam resposta e seus salários, continuam a ir para a Universidade Trabalhar em suas bolsa, pois todo mês  eles tem que enviar um relatório dizendo tudo o que foi feito e se cumpriram as 20 horas semanais corretamente se não eles terão que devolver o dinheiro recebido.

Um comentário:

  1. oi... sou bolsista de direito tenho 3 salarios atrasados, e minha bolsa apoio ja acabou e nao vi a cor do dinheiro.. terminei tudo o que tinha que fazer em relação ao projeto e não recebi isso é uma palhaçada

    ResponderExcluir