RESTA APENAS APELAR À CONSCIÊNCIA
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9bt99BwXtiYZs3O4gVxbod11DvtrdcwZ5-LA_KncV93ugMLoXJbRVqw4cefbeXJlW6DGHniY7uMjA6KholEP6ldPvEYU5LWAiYpuxfSxVx_OzTo3wyzr6jJFEJo9ue7v5cvmBWLpAgvi_/s320/60704+%25281%2529.jpg)
A pequena árvore ali, cercada sem poder respirar, tentando sobreviver. Vi a pequena árvore fragilizada e consegui viajar por aí nas asas da imaginação.
" VI OS MACHADOS E TODAS AS SERRAS...
VI OS TRATORES, OS HOMEMS E SEUS CAPACETES...
VI OS PÁSSAROS SEM TER ONDE POUSAR E SEUS NINHOS DESTRUÍDOS...
VI UM CÉU CINZA PELAS CINZAS DA MATA QUEIMADA...
VI OSPOUCOS ÍNDIOS CHORANDO E OS ANIMAIS CERCADOS VIRANDO ENFEITES PARA O CARNAVAL. VI HOMENS DERRUBANDO ÁRVORES E ATRÁS DELES AS CRINAÇAS PLANTANDO SEMENTES... VI HOMENS EM RISTE: VAMOS SALVAR A AMAZÔNIA...
VI O VELHO CHICO SECANDO E OS PEIXES VOANDO POR AÍ..."
.
Parei de viajar e voltei para a janela do meu apartamento. Um menino bem menor do que eu, procurava uma árvores para fazer um balanço, não achou. Viu também a pequena árvore ali presa, amarrada e como eu, chorou. Olhou para todos os lados, só viu o cinza do cimento e o cinza do céu azul.
Veio em mim o desejo de lutar, de gritar, de berrar. Não havia ninguém para escutar. O pequeno menino foi embora e eu fechei a janela e voltei a jogar video game.
Tempor depois, a pequena árvore não estava lá. Apenas o cercado de tijolo e o espaço vazdio de um buraco sem fim... Até quando será assim?
Árvores caindo...
Árvores deixando de existir...
Nenhum comentário:
Postar um comentário